Santa Maria vai adotar, já a partir deste sábado, as novas regras sanitárias de prevenção a Covid-19 divulgadas pelo Estado na última quarta-feira. A decisão foi tomada pela Associação dos Municípios da Região Central (AMCentro), da qual Santa Maria faz parte. Como o município ainda não alcançou 90% da população adulta com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), ainda segue a obrigação de exigência de comprovante vacinal em uma série de atividades (veja abaixo).
Estado altera protocolos e retira restrições a estabelecimentos
A principal mudança é que não há mais restrições na ocupação máxima de espaços, tanto abertos quanto fechados. Novamente, voltam a valer somente os critérios definidos nos alvarás e no Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI) de cada estabelecimento. O uso de máscara segue obrigatório.
VACINAÇÃO
Conforme o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS), o índice da população adulta com esquema vacinal completo em Santa Maria é de 72,3% (159.845 pessoas). O vacinômetro da prefeitura não distingue números para a população adulta, mas tem um número total maior de pessoas vacinadas. Essa diferença é normal, porque depende de atualização em plataformas distintas. O fim da exigência do comprovante vacinal, conforme o decreto estadual, publicado nesta quinta-feira, se dará apenas com 90% da população adulta com esquema vacinal completo conforme os números do vacinômetro da SES.
Desolação e memórias trágicas: quase nove anos depois, veja como está o interior do prédio da Kiss
PROTOCOLOS QUE SEGUEM OBRIGATÓRIOS
- Uso de máscara que cubra boca e nariz.
- Manter e garantir o isolamento domiciliar de pessoas e seus contactantes com suspeita de Covid-19 até acesso à testagem adequada e, em caso de confirmação, evitar a realização de atividades fora de casa.
- Disponibilizar água e sabão ou álcool 70% para público e trabalhadores
- Apresentação de comprovante vacinal em atividades de maior risco de contaminação (competições esportivas com público; eventos de entretenimento em locais fechados, como casas de festas e casas noturnas ou em locais abertos, com controle de acesso de público; feiras e exposições corporativas e congressos; cinemas, teatros, auditórios, circos, casas de espetáculos, casas de shows; e parques de diversão e similares)
PROTOCOLOS NÃO OBRIGATÓRIOS (APENAS RECOMENDADOS)
- Distanciamento de 1 metro entre pessoas que não fazem parte do seu convívio diário
- Completar o esquema vacinal
- Realizar atividades em locais preferencialmente abertos ou garantir a renovação natural do ar
- Testagem de Covid-19 para participantes de atividades com maior aglomeração de pessoas
Quase 15% da população adulta de Santa Maria ainda não tomou nenhuma dose contra a Covid-19
FISCALIZAÇÃO
Conforme a prefeitura, as equipes da Fiscalização Municipal Integrada seguirão o trabalho de acompanhamento e orientação sobre os protocolos vigentes na pandemia junto a empresas e demais serviços, assim como nos locais públicos.
NA REGIÃO
Dos 39 municípios da área de cobertura do Diário, são 23 que estão com 90% ou mais da população com o esquema vacinal completo. Outras 16 ainda não atingiram a marca necessária para deixar de exigir carteirinha de vacinação. Os dados são da SES, e são conforme eles que o passaporte vacinal deixa de ser obrigatório.
Municípios que ainda não completaram 90%
- Agudo
- Formigueiro
- Itacurubi
- Lavras do Sul
- Mata
- Paraíso do Sul
- Pinhal Grande
- Quevedos
- Restinga Sêca
- Rosário do Sul
- Santa Maria
- Santana da Boa Vista
- São Martinho da Serra
- São Pedro do Sul
- Tupanciretã
- Unistalda
Municípios que estão com 90% ou mais
- Caçapava do Sul
- Cacequi
- Cruz Alta
- Dilermando de Aguiar
- Dona Francisca
- Faxinal do Soturno
- Itaara
- Ivorá
- Jaguari
- Jari
- Júlio de Castilhos
- Nova Esperança do Sul
- Nova Palma
- Santa Margarida do Sul
- Santiago
- São João do Polêsine
- São Gabriel
- São Francisco de Assis
- São Sepé
- São Vicente do Sul
- Silveira Martins
- Toropi
- Vila Nova do Sul
*Segundo dados do vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde